E a educação? Tem de sobra, né?

Galera (os poucos que me lêem - a propósito, esse 'lêem' ainda tem acento?), depois de mais de um ano sem escrever, cá estou, para falar sobre um tema que me intriga muito: a falta de educação das pessoas. Não é necessário bajular, acariciar nem vir com todas as frescuras possíveis para ser educado. É redundante, mas, basta apenas, ser educado 'ponto'.
Educação vem de casa. E sempre virá. Desde a família mais rica até a mais carente, essa é uma verdade que funciona. Hoje vivi uma situação que, se eu não estivesse praticando meditação diariamente - mentira-, acabaria de maneira muito diferente do que acabou.
Saí de casa por volta das 11 da manhã para encontrar uma amiga do interior. Fizemos um breve passeio pelo centro da cidade, num grupo de três: ela, eu e uma amiga dela. Almoçamos, e então mais dois amigos nossos apareceram e fechou o grupo de cinco. Conversamos, conversamos e conversamos... muito bom colocar a conversa em dia. Fomos ao caixa eletrônico, para fazer o que se faz em um caixa eletrônico, enfim.
Chegamos os cinco na fila do caixa, havia um rapaz de camisa rosa sentado e sem querer esbarrei nele. Pedi desculpas e tudo bem. Ficamos lá na fila conversando e aguardando nossa vez, que logo chegou. Minha amiga foi, e ficamos ao redor conversando, de
novo. Ela acabou, e eu fui verificar os míseros trocados que tinha na conta. Um real e sessenta e um centavos para ser preciso, mas não vem ao caso... Estava lá eu, contente com o meu cartão, prestes a realizar a operação e um senhor, com uns 45 anos, me aborda dizendo:
- Epa, você não estava na fila...
Respondi: Como?
- Você não estava na fila - disse ele.
- O senhor está enganado, estavamos todos aqui - apontei para o grupo.
O homem começando a ficar irritado diz que apenas duas pessoas estavam na fila, e as outras, inclusive eu, não estavam e acrescentou alguns xingamentos que a censura não me permite listar. Olha gente, juro que se ele falasse que estava muito apressado
eu deixaria ele usar o caixa e consultaria meu saldo depois. Mas ele começou uma série de xingamentos, que eu só ouvia a primeira letra: P.... D....... C..... F.... d. P... e por aí ia...
Eu falei: - Olha senhor, eu vou usar o caixa, e se o senhor puder aguardar, logo será sua vez. Agora afaste-se porque o senhor está invadindo o meu espaço. Aquele rapaz de camisa rosa é testemunha de que estávamos na fila (perguntei ao rapaz se o que eu falava era verdade e ele confirmou).
-VOCÊ NÃO VAI USAR NÃO!!! VOCÊ NÃO ESTAVA NA FILA! EU ESTOU FALANDO A VERDADE E TODOS ESTÃO VENDO AQUI!!!! (Sim!!! Ele estava gritando!!!)
Terminei de consultar meu saldo e falei: Pronto, agora o senhor pode usar.
- Vai te arrombar... - disse 'delicadamente' o homem. E continuou: ... todo mundo viu que você não estava na fila (mais xingamentos e o resto eu não quis ouvir) .
Então falei:
- Olha amigo, é por isso que o mundo está do jeito que está. Cada um só acredita na sua verdade. E eu não vou mais ficar aqui, discutindo com um homem que tem idade para ser meu pai (tenho só 16 aninhos, na flor da idade =] ) e muito menos ensinar que educação vem de casa.
Então, fui embora com meus amigos.
Vou confessar a vocês que às vezes eu queria ser mal educado. Na hora pensei em dizer e fazer horrores diante dessa situação. Assim sendo, aqui vai coisa mais leve que eu pensei em fazer e dizer:
- MEU SENHOR, VÁ A P... QUE O PARIU!!! CHEGUEI PRIMEIRO, VOU USAR E O SENHOR VAI SE RECOLHER À SUA INSIGNIFICÂNCIA E ESPERAR A SUA VEZ AÍ, CALADO, P....!!! SE ACHAR RUIM, VÁ CHAMAR A SEGURANÇA!!!
(daí, eu abraçaria o caixa eletrônico e ficaria lá esperando a segurança me tirar, como nessa foto do garotinho com o computador...)

Tá pensando o quê? Tenho educação mas também sei mandar ir tomar no olho do monossílabo. :@

0 Comment
